quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saudade

Eu queria saber como fazem as pessoas de outras línguas que não a portuguesa para exprimir o sentimento de saudade. Eu não me considero uma expert em línguas, ao contrário. Meu conhecimento em idiomas se limita ao inglês e às línguas latinas. Não faço ideia, por exemplo, de árvores idiomáticas muita faladas, como a eslava ou o mandarim. No entanto, é conhecimento público que saudade é uma das palavras mais difíceis de ser traduzida. É claro que seria; o sentimento de saudade é difícil de ser expressado. O que é saudade? Saudade serve para aquilo que nunca se teve, mas também para aquilo que se teve e que não está perto - fisicamente ou não. Serve para coisas materiais e imateriais. Serve para lugares que eu nunca fui, pessoas que eu nunca conheci, mas bate mais forte quando é aquele pedacinho do coração que a gente conhece melhor que qualquer outro. A saudade é mais forte, e mais difícil de traduzir e explicar, quando vem sobre aquela pessoa que você conhece desde... ora, desde sempre. Desde tanto tempo que eu já nem sei mais o que eu sou sem ela, e sem clichê: eu realmente não sei o quanto de mim vem de tal pessoa, só sei que é muito. Ou daquele lugar que você se dá conta que você nunca vai se perder, mesmo que alguém troque todos os prédios e mude o nome de todas as ruas antes de você voltar. Ou daquele barulho que te lembra que alguém ficou te esperando voltar para casa, mesmo que tenha sido a semana inteira. E quando você volta e ouve de novo, você sabe exatamente o que ele significa. Pra mim, quer dizer que aquelas quatro criaturinhas vão vir correndo pra cima de mim, disputando espaço e atenção como se eu chegar em casa fosse o evento mais importante do ano. E isso significa também que eu estou em casa. Depois de tanto tempo, depois de tanta coisa, eu estou em casa, e esse é o único lugar que é casa de verdade. E esse vai ser o evento mais importante do ano. Do meu, pelo menos, porque eu vou enfim poder matar todas essas saudades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí (: