quinta-feira, 30 de abril de 2009

Você já brincou de mês?

Daqui há exatamente 24 horas, Abril se despede de nós.

Além das nuvens do fim de Abril, tem sempre um pouco de sol, que vagamente dá para ver, começando a nos mostrar as manhãs de Maio. Amanhã eu vou esquentar no último dia de sol nesse mês ridículo que foi Abril. Vou assistir as últimas árvores que ainda dormem, esperando por Maio para salvá-las da loucura. Amanhã vai ser possível sentir a névoa pesada do quarto mês deixar nossa noite e ir embora.

Vai começar Maio, e eu vou pensar no que eu vou fazer no meu aniversário, no presente que eu vou comprar para a minha mãe e em quantas promoções eu vou conseguir participar em 31 dias. Maio não é que nem Abril, nunca é. Maio é expressivo, é alegre, e a minha primeira amiga, amiga de verdade, fazia aniversário dia 05 de Maio. Eu sei, não tem nada a ver, mas eu lembro a data do aniversário dela quando ela fazia seis anos, e eu acho isso incrível.

Confesso que Maio me assusta um pouco. É o mês anterior a Junho, do meu aniversário, então é sempre o meu último antes de ganhar idade. Por exemplo, agora vai ser o meu último com 15 anos. Isso me assusta profundamente. Crescer, deixar minha adolescência, ficar responsável são coisas que sempre vem com o aniversário. Fora a festa e os votos, não gosto de aniversários. Não os meus.

Mas ainda assim Maio vale a pena. Talvez não por si, mas por ser sucessor de um mês depressivo, que já trás um nome cabisbaixo. Abril é um mês chato e sem graça. Eu não gostaria se tivesse nascido em Abril. Se alguém que nasceu em Abril ler isto, me desculpe, mas é verdade. De tão leve, o mês consegue ser pesado. De tão limpo, chega a ser sujo. De tão insosso, chega a ser irritante. Então vem Maio, com sua aparência de renovação. Qualquer um que viesse depois pareceria bonito, é lógico.

Maio é outono quase inverno, mas por aqui a gente não tem inverno, e o outono é indefinível. Então Maio fica como um mês-surpresa. Não dá pra saber qual o tempo de amanhã. Abril também é assim, mas é diferente. Em Abril, é sempre com cara de chuva. Em Maio, é sempre ensolarado.

Um comentário:

  1. gostei desse testo..num intendi o pq vc num gosta muito de abril..mas gostei mesmo assim...vc fala que eu nunca venho aqui...bom to comentando pra prova.heheheh..bjss..

    Anderson

    ResponderExcluir

Diga aí (: