quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fuga de Tema: Posse do Obama

Fugindo do tema do blog, vou falar do assunto do dia: a posse do Obama. Blá, blá, blás à parte, acho que eu não preciso explicar quem ele é.

Hoje eu abri o jornal e, se não fosse pela reportagem em português, eu facilmente confundiria o meu país. Eram bem umas quatro páginas para o Obama. Sim, ele é um presidente negro num país preconceituoso. Realmente, é uma barreira quebrada quanto ao preconceito racial. Mas não deve ser esquecido que ele é americano, e ele nunca seria eleito se não estivesse defendendo os interesses americanos, fosse ele branco, negro, amarelo ou vermelho. Acaba de sair um presidente extremamente impopular, e era lógico que o candidato do partido adversário já começasse com vantagem.

É besteira pensarmos que ele vai salvar o mundo ou melhorar as coisas. Ele é um presidente americano para o povo americano. E isso não tem nada a ver com ser bonzinho com os latinos, africanos ou islâmicos. Na verdade, tem a ver com o contrário. Ele não pode ajudar o mundo todo e se tornar o salvador, já que isto atrapalharia seriamente as empresas do país. Ele não foi eleito por ser negro. Ele foi eleito por ter idéias compatíveis com a política americana, para defender os interesses do seu país, que, se muitos já esqueceram, é algo parecido com ganhar dinheiro apesar de tudo. E não dá para ganhar muito dinheiro ajudando o resto do mundo.

Entre ganhar dinheiro e ajudar o mundo, os Estados Unidos já mostraram há muito a sua posição.

Não é a chegada de um Messias, não é o fim do aquecimento global nem a criação do estado da Palestina. É só mais um presidente americano, com valores americanos, como todos os outros quarenta e três anteriores. Não tem sentido nós torcermos por ele, ou comemorarmos a sua posse. Ele é americano, e só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí (: